O curso de graduação em História da Universidade Franciscana destina-se a formar professores nos níveis fundamental, médio e superior; na pesquisa e também na preservação do patrimônio histórico-cultural; com postura ética, crítico-reflexiva e investigativa diante do mundo, disposto a ampliar o conhecimento científico e o saber histórico. Esta área estuda o passado do homem em seus vários aspectos como: economia, sociedade, cultura, cotidiano, etc.
Pretende promover o estímulo e a qualificação contínua de seu quadro profissional, no qual possibilitará um trabalho integrado entre graduação e pós-graduação, no ensino, na pesquisa e na extensão. No mercado de trabalho, o profissional poderá também atuar em museus e arquivos, tanto no tratamento de acervos, quanto na pesquisa e assessoria às mídias em geral.
Além dos conteúdos específicos, o licenciado em história tem uma formação direcionada também às questões relativas ao ensino e à produção de recursos didáticos. Pode-se elencar, ainda, um terceiro eixo, que trata do tema patrimônio e história, no qual, em virtude da ampliação das possibilidades de trabalho para o egresso, são fornecidos conteúdos referentes aos acervos documentais e ao patrimônio histórico, aplicados no ensino da história.
Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 4
Duração | 8 Semestres |
---|---|
Turno | Noite |
Situação Legal | Portaria nº 922, de 27/12/2018 | DOU de 28/12/2018 | Edição 249 | Seção 1 | Página 283. |
Início de Funcionamento | 01/04/1957 |
Habilitação | Licenciatura |
Coordenador | Janaina Souza Teixeira |
historia@ufn.edu.br |
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; Enfoques teóricos da aprendizagem: comportamentalismo, humanismo e cognitivismo; Enfoques teóricos da aprendizagem: sociointeracionismo e as variáveis que interferem na aprendizagem; Teorias contemporâneas da aprendizagem
Bases sociológicas da educação; Contexto histórico da educação no Brasil; Fundamentos filosóficos da educação; Desafios contemporâneos da educação
Mundo helênico antigo; Apogeu e legado da Grécia antiga: Mitologia, teatro, nascimento da filosofia e da história; Roma Antiga; Transformações do mundo Europeu na Alta Idade Média
Etnocentrismo e visão dos ocidentais sobre a Ásia e a África; Formação das sociedades no oriente próximo; O continente africano: particularidades, transformações e interferências; Formação das sociedades no extremo oriente
Anotações de Aula; Resumo; Resenha; Artigo Científico
Os primeiros hominídeos; Os humanos modernos; A Revolução Cognitiva; A Revolução Neolítica
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
A origem do homem americano e o povoamento do continente; O surgimento das civilizações e a vida urbana; A conquista espanhola e a organização colonial da América; A crise do sistema colonial e as independências
Transformações do Mundo Europeu na Baixa Idade Médi; Mundo moderno: renascimento e rupturas religiosas; Estado moderno: absolutismo e mercantilismo; Revolução intelectual dos séculos XVII e XVII
A Ásia - Do Século XVI ao Século XVIII; A África - Do Século XVI ao Século XVIII; A Ásia no Século XIX; A África no Século XIX
Educação e tecnologia digital ; Tecnologia digital e seus usos no ensino; O AVA no contexto didático; Tecnologias na docência
Estado, Educação e Políticas Educacionais ; Contexto histórico e socioeconômico das políticas educacionais no Brasil; Bases legais e organizacionais da educação brasileira ; Etapas, Níveis e Modalidades da Educação Brasileira
Desenvolvimento humano; - Desenvolvimento humano na infância e na adolescência; Desenvolvimento na vida adulta e na velhice; Neurociência e educação
Ciências da educação e prática pedagógica; Planejamento do processo de ensino e de aprendizagem; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Gestão da sala de aula
O Estado nacional latino americano; A sociedade latino americana no pós independência; Confrontos entre vizinhos: das disputas locais aos conflitos interamericanos; As questões sociais da América latina ao final do século XIX
Linha do tempo na arte: as primeiras manifestações; O homem como centro do Universo; Arte e tecnologia; Todos somos artistas?
Metodologias ativas de ensino com tecnologias; Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem; Ferramentas digitais; Tendências tecno-metodológicas para a educação
Introdução à teoria da história; O positivismo e o historicismo; História de Matriz Marxista; A Escola dos Annales
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Conceitos e práticas de educação inclusiva; Políticas de educação inclusiva no Brasil; Estratégias de ensino para a inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado
Pressupostos teórico-práticos da gestão educacional; Proposta político-pedagógica; Gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola; Perfil e atuação dos gestores
Formação e desenvolvimento das Treze Colônias inglesas na América; Estados Unidos no século XIX; A formação da nação imperialista; As colônias francesas na América
Ocupação e desenvolvimento político e administrativo; Modernização e urbanização; Imigrações e religiosidade; Memória e patrimônio
O contexto mundial à época das Grandes Navegações; A colonização portuguesa na América; A crise do colonialismo luso; O Brasil Independente (até 1850)
O pós 1968: pluralidade temática e conceitual; Narratividade e diversidade de escalas de análise; Renovações em campos de pesquisa tradicionais; A expansão da História
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Aspectos históricos da educação especial. ; Educação Especial no contexto da educação inclusiva. ; Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. ; Tecnologia assistiva e aprendizagem na inclusão escolar.
A Cultura Escolar e o Cotidiano da Escola: teoria; Saberes docentes e saber escolar: categorias para reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História. ; O Estágio Supervisionado na prática; Socialização de experiências nas escolas
A construção do espaço e a colonização ibérica; A sociedade sulina colonial; A cisplatina e a revolta Farroupilha; Imigração e colonização
Transformações mundiais do fim do século XVIII e início do XIX; Capitalismo e sociedade na primeira metade do Século XIX; Expansão do capitalismo sob a égide liberal entre 1848 e 1875; A Era dos Impérios e o Fim de Século
Memória; O Patrimônio como narrativa da nação; Museus e arquitetura; Higienização e Conservação de acervo
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Estágio e docência na formação docente; Ensino e pesquisa em História; Avaliação da aprendizagem em História na Educação Básica; Observação e prática no campo do estágio
Brasil entre 1850 e 1889: História e sociedade; A Abolição da Escravidão e a Proclamação da República; A Primeira República; A Belle Époque, a cultura e a crise oligárquica durante a Primeira República
O Rio Grande do Sul sob o positivismo; Do Estado Novo ao Brizola; Ditadura civil-militar; Da redemocratização à atualidade
Pressupostos de um projeto de pesquisa; Fontes e técnicas da pesquisa em História; Elaboração do projeto de pesquisa; Apresentação do projeto de pesquisa
Conhecimento da realidade escolar; O Projeto de estágio curricular em História para o Ensino Fundamental; Regência de classe em História no Ensino Fundamental; Avaliação e resultados do estágio em História
O contexto histórico do primeiro governo Vargas; A década de 1940: economia política e sociedade; A década de 1950: economia política e sociedade; A crise do governo Jânio Quadros e a Legalidade
Um século que nasce das guerras; Entreguerras e o mundo em suspensão; Totalitarismos; Razões e traumas do maior conflito do século XX
Os continentes Africano e Asiático e as experiências históricas culturais vividas no século XX; A descolonização africana ; As novas nações e o protagonismo africano; A sociedade chinesa frente às experiências republicanas e o do socialismo real
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Conhecimento da realidade escolar; O Projeto de estágio curricular em História para o Ensino Médio; Regência de classe em História no Ensino Médio; Avaliação e resultados do estágio em História
O Populismo na América Latina; Movimentos sociais e revoluções latino-americanas; Governos ditatoriais latino-americanos; A condição latino-americana no mundo contemporâneo
O período da Ditadura Civil-Militar: do Golpe de 1964 até a Lei da Anistia (1979); Da distensão da Ditadura Civil-Militar à Constituição de 1988: rumo à ampliação da cidadania; Das Eleições Diretas de 1989 à eleição de Lula, em 2002: reformas neoliberais e resistência; O Brasil no Século XXI: entre a ampliação da democracia e as ameaças de retrocesso
O pós-Segunda Guerra e a Guerra Fria; Fim da União Soviética e a nova ordem mundial; Tempos globalizados; O século XXI
O papel da estatística na área da educação. ; Organização e apresentação dos dados.; Medidas estatísticas. ; Amostragem.
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 2480h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 400h |
Total | 3200h |
- Magistério no ensino fundamental, e médio;
- Ensino em instituições públicas e privadas;
- Preservação do patrimônio histórico-cultural;
- Assessorias a jornais, cinema, teatro,programas de rádio e TV.
- Salas de aula localizadas no Conjunto I
- Laboratório de História (LAHIS), localizado na sala 227, prédio 2, conjunto I. Nela há um acervo de História Oral para consulta, 2 computadores com impressora, lousa branca, mesa e cadeiras
- 2 manequins (feminino e masculino) vestidos com roupas produzidas no Curso de Design de Moda, para uso na disciplina optativa de "História do Vestuário"
- Acervo de frascos de perfume, para uso na disciplina optativa de "História do Perfume"
- Laboratórios de Informática: a IES possui 11 laboratórios que podem atender até 380 alunos ao mesmo tempo, localizados em diferentes salas e prédios da instituição. Todo ambiente universitário disponibiliza o acesso à informação em rede, com pontos que facilitam aos professores o acesso à Internet como suporte às atividades docentes e discentes
- Auditórios
Salão de Atos, no conjunto I, com 426 lugares
Salão Azul, no conjunto I, com 120 lugares
Salão de Convenções, no conjunto II, Prédio 11, com 96 lugares
Salão do Júri, no conjunto III, Prédio 13, com 130 lugares
Salão de Atos do conjunto III, Prédio 13, com 215 lugares
Salão de Atos do conjunto III, Prédio 17, com 220 lugares
Salão Acústico do conjunto III, Prédio 14, com 120 lugares
- Biblioteca: localizada no 1º, 2º e 3º andares do prédio 2, conjunto I. Contém todo acervo literário de suporte aos estudantes e professores com 181.000 volumes, entre eles, livros, periódicos nacionais e internacionais, DVDs, mapas, CDs. Ainda, possui nove salas de estudo em grupo e um salão para leitura. Além do acervo físico, disponibiliza à comunidade acadêmica diversas plataformas para pesquisa, como o Portal de Periódicos Capes, Scopus, Scielo, Domínio Público, entre outras. Também disponibiliza na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, os trabalhos dos Programas de Pós-graduação da IES.